A atitude e a forma de contribuir com a cidade
Poucos veiculos e profissionais de comunicação reagiram negativamente à denúncia feita pelo Jornal Bahia Online ao fato de uma escola da rede municipal de ensino estar servindo rosquinhas de chocolate acompanhadas de um copo de soda limonada, enquanto a sua despensa continha alimento suficiente para cumprir com a qualidade da aimentação escolar exigida pela lei. Mas destes, a gente não esperava grande coisa. A consciência deles tem custo e a defesa, validade.
Para nós o que importa é que após a denúncia de que, por três dias os alunos de uma pobre região da cidade repetiram o "cardápio do descompromisso", eis que, finalmente, o problema foi resolvido. E da forma que deveria ter sido desde o primeiro dia após detectada a ausência da cozinheira da manhã: fazer com que o cozinheiro da tarde dobrasse até que a sua colega de trabalho, ausente alegando problemas de saúde, se restabelecesse.
Se para alguns, "os meninos estavam adorando as rosquinhas", a ausência da carne, da salada, do arroz e do feijão foi, para a grande maioria, o espelho de uma educação onde falta o olhar para uma gestão compromissada com o futuro desta cidade. O Jornal Bahia Online cumpriu o seu papel de fiscalizador. E o resultado, modéstia a parte, mostrou a força do veículo em defesa dos interesses da coletividade.
Da nossa parte, reafirmamos, não há perseguição a ninguém. Há contribuição. Contribuição para que as coisas dêem certo e que os problemas cheguem aos gestores de uma forma mais rápida (e pública, claro). Eles não podem saber de tudo ao mesmo tempo. São humanos.
Ontem, por exemplo, a alimentação foi totalmente regularizada. Novos mantimentos chegaram em dois carros lotados de produtos. A diretora ausente no primeiro sábado de reforço escolar se esmerava até em servir os alunos na cantina. O cozinheiro da tarde trabalhou também pela manhã e fez o alimento para os dois turnos.
Os alunos tiveram aula, se alimentaram normalmente e foram satisfeitos para casa.
Essa, sim, é a escola cidadã que queremos.